quinta-feira, 24 de junho de 2010

A tragédia de Alagoas e a Copa do mundo.

Por Renato Vargens


Enquanto a vitória do Brasil estava sendo comemorada por milhões de brasileiros, helicópteros, jipes, botes e canoas ainda resgatavam pessoas dos municípios mais atingidos do Estado das Alagoas .

Nos último dias, a tragédia tomou conta deste pequeno estado do nordeste brasileiro cujos rios transbordaram, pontes desabaram ou ficaram completamente submersas, transformando algumas regiões num  verdadeiro caos. Os Municípios de Jundiá e Jacuípe ficaram sem água potável e energia elétrica. A cena é destruição absoluta, e o resultado é devastador: 30 mil desabrigados, 20 mil entre feridos e doentes, centenas de desaparecidos e 19 mortos. Incluindo os milhares de desalojados, são mais de 80 mil pessoas afetadas pelos estragos. Além disso, vários  bairros de Maceió foram atingidos, principalmente os que margeiam a lagoa, que tem atingido níveis altíssimos, invadindo casas, hospitais, derrubando barreiras e deixando um rastro de destruição e de necessitados. 

Os bairros da Cambona e Bebedouro ficaram intransitáveis no fim de semana, e vários comerciantes tiveram avarias. O bairro do pontal teve várias marinas inundadas, e os prejuízos já são arrasadores. A região de Rio Largo, há 27 km de Maceió, teve dezenas de casas arrastadas pela correnteza e bairros inteiros submersos, deixando mais de 300 famílias desabrigadas. O cenário é comovente, postes e árvores tombaram sobre casas, carros e casas entulhados, bairros desaparecidos sob a água e pessoas em desespero.

Caro leitor, diante do exposto, assusta-me o fato de que uma tragédia de tão grandes proporções esteja passando desapercebida pela maior parte da sociedade brasileira. Infelizmente, a Copa do Mundo tem ofuscado a gravidade do problema fazendo com que os nossos olhos estejam voltados somente para o vistoso futebol de kaká, Luiz Fabiano e cia.

Prezado amigo, o nordeste precisa de ajuda. O Estado das Alagoas necessita de doações e solidariedade. Mais do que nunca é hora de esquecermos a Jabulani  e marcarmos um verdadeiro GOL DE PLACA ajudando o povo nordestino a superar esta que talvez seja a sua maior tragédia.

Pense nisso!

Renato Vargens via UMP Lagarto

Partilhar

0 comentários:

Postar um comentário

Comente isso!