quinta-feira, 24 de junho de 2010

Chuvas no Nordeste: tragédia atinge templos e irmãos presbiterianos


Dentre as igrejas que desabaram, locais onde residiam pastores Presbiterianos também não resistiram às fortes chuvas. O número de desabrigados aumenta em todo o Estado. Líderes presbiterianos locais se unem para ajudar os irmãos afetados.




Por Cibele Lima

As fortes chuvas que atingiram Pernambuco nos últimos dias, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, derrubaram templos de Igrejas Presbiterianas, nos Municípios de Cortêz, Palmares e Palmerina.
De acordo com Rev. Flávio Marcus, presidente do Sínodo Agreste Sul de Pernambuco, a Igreja Presbiteriana de Cortês e a Igreja Presbiteriana de Palmerina desabaram, e um prédio anexo ao templo da Igreja de Palmares, também caiu. Neste último funcionava uma escola, salão de recepção e casa pastoral no andar superior. Na casa morava a família do Rev Cephas Reinaux de Barros Júnior, atual pastor da IP de Palmares. No momento ele está hospedado na casa de um irmão da igreja, que não foi atingida pelas águas, e sua esposa e as duas filhas estão na cidade de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, na casa de parentes.
Em Cortês, o Pastor da Igreja é o Rev. Moacir Maurício da Silva, que está alojado, juntamente com sua esposa, na casa do pastor da Igreja Batista local, pois a casa pastoral da Igreja de Cortês fica nos fundos do prédio da Igreja que desabou, e não está em condições de moradia, oferecendo risco à família, pois, as águas também invadiram o local..
De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), o número de cidades afetadas pelas chuvas em Pernambuco subiu para 54, além disso, 30 municípios estão em estado de emergência e nove em calamidade pública.
O último balanço divulgado (até às 19 horas de terça-feira, 22 de junho), mostra que existem 17.808 pessoas desabrigadas e outras 24.552 desalojadas. Como os técnicos da Codecipe ainda estão nos locais afetados, os números podem aumentar.
Em comunicado, Rev.Eraldo Gueiros, Secretario Sinodal de Missões do SSC e Presbiterial do PCRE, Pastor da Igreja Presbiteriana de Jordão Alto, Recife/PE, fez um apelo conclamando um movimento de solidariedade presbiteriana  neste momento. Segundo ele, “missões não é só pregar aos ouvidos, a verdadeira mensagem do evangelho atinge o homem por inteiro”. No texto, Rev. Eraldo lembra outra localidade que foi atingida pela forte chuva. “Fizemos conato com o Rev. Joás Luciano, Pastor do Município de Vitória de Santo Antão, que nos informou que uma de suas congregações está debaixo d’água e muitos irmãos atingidos. Precisamos fazer a nossa parte pelo nosso povo presbiteriano da região”.
Igreja Presbiteriana de Cortez
ipb-cortez.org.br
Ainda segundo o Rev., o Pastor Joás Luciano está pronto para receber donativos (alimentos não perecíveis, água mineral, agasalhos, lençóis, etc), e fazê-los chegar aos irmãos desabrigados e às igrejas das cidades vizinhas.
De acordo com o Rev. Lamartine Santana, Presidente do Presbitério Sul de Pernambuco, na cidade de Escada, a água levou todos os utensílios do templo da Igreja Presbiteriana, e o Rev. Aldo Santana, pastor da igreja, perdeu todos os seus pertences. Ainda segundo Rev. Lamartine, há um grupo de pessoas empenhadas em buscar ajuda aos irmãos da região o quanto antes. Um caminhão está disponível para levar o que foi arrecadado até o momento, para os carentes. Os itens mais urgentes são água potável, roupas e alimentos.
A situação se agrava, pois, de acordo com últimas notícias, algumas cidades estão sem energia, e outras nove cidades sem abastecimento de água. Os moradores estão sendo abastecidos por carro-pipa.
Segundo informações divulgadas, o motivo para a lentidão no atendimento se deve a dificuldades de acesso e o fato dos motores que bombeiam água para os reservatórios estarem queimados, de acordo com Roberto Tavares, diretor de operações da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
Igreja Presbiteriana de Palmeirina

Partilhar

0 comentários:

Postar um comentário

Comente isso!