quinta-feira, 6 de maio de 2010

Crianças que são pastores? *Com vídeo

Renato Vargens

Neste domingo um dos diáconos de minha igreja me trouxe um DVD cujo cujo o título era: "Cativeiro nunca mais." Até aí tudo bem, o problema é que o protagonista da mensagem era uma criança. Isso mesmo, um menino com tiques e trejeitos evangélicos que desesperadamente gritava invocando sobre os seus ouvintes as bençãos de Deus.
Ano passado o jornal O Globo publicou a matéria "Pequenos Missionários". A reportagem tratava exlusivamente de meninos e meninas que nos últimos anos vem atuando como líderes e pastores de igrejas evangélicas no país. Se não bastasse isso, a matéria é enfática em afirmar que tais crianças atendem os desesperados e prometem cura aqueles que os procuram.

Infelizmente em vários lugares do Brasil isto se tornou comum, até porque, como não poderia deixar de ser, parte dos evangélicos parecem vocacionados a aberração. Confesso a você que falta-me palavras para descrever minha perplexidade.

O que nos resta agora? Qual será a nossa proxima loucura? Pois é, como já disse José barbosa Junior, O Circo Gospel chegou. Aliás, sou obrigado a confessar que os evangélicos gostam disso, até porque, culto para ser abençoado precisa de fatores extraordinários.

Caro leitor, fico a imaginar alguém anunciando dos pulpitos de nossas igrejas as próximas atrações:

- Venham ver a menor cantora do mundo!!
- Não deixem de assitir ao show do pregador anão!!
- Venha ouvir a menininha de 3 anos que já é pregadora!!
- Assistam o mais novo pastor do mundo
- Conheçam o cantor fanho mais ungido do planeta.

Ora, na busca incessante para os novos eventos gospel, a cada dia que passa, nosso cardápio de atrações aumenta. Infelizmente, em nome do "ré-té-té de Jeová", a Palavra de Deus deixou de ser pregada faz tempo, o louvor se tornou a repetição de mantras durante longos minutos catársicos de uma coletividade doentia e reprimida, e Deus passou de receptor do culto para um simples instrumento de manipulação de massa e cobrador dos impostos eclesiásticos que o pecador tem que pagar para alcançar a benção.

Meu amigo, não dá para engulir essa história de crianças pastoras. Na minha perspectiva isto afronta diretamente o bom censo, a ética, a moral e principalmente a Deus. Não dá para continuarmos brincando de pollyana fazendo o jogo do contente; antes pelo contrário, em dias comos os que vivemos, somos chamados a denunciarmos as injustiças, bem como promovermos os valores inegociáveis do reino. É imprescindível que entendamos que quando vivemos para Deus, desenvolvemos uma espiritualidade abnegada, missiológica e altruísta.
Caro leitor, crIança tem que ser criança! Viver o lúdico, a fantasia, desfrutar do riso, da alegria. Até porque, quando isso não acontece, a criança emocionalmente adoece.

Acredito que os pais possuem papel fundamental no resgate de valores da moralidade, e que em hipótese alguma devam permitir com seus filhos sejam "instrumentalizados" por líderes inescrupulosos que visam o seu próprio umbigo. Caro Leitor, a vida é bela, é deve ser vivida momento a momento. Criança deve ser criança, até porque é sendo criança, vivendo como criança, não queimando etapas, nem tampouco ultrapassando os limites naturais da vida é que poderão no futuro construir um mundo melhor.

Pense nisso!
Renato Vargens Via UMP Lagarto

VÍDEO

Partilhar

0 comentários:

Postar um comentário

Comente isso!