quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

É lícito o pastor ganhar salário?

Como já escrevi inúmeras vezes o ministério pastoral não é nada fácil. Cotidianamente os pastores lidam com situações extremamente complicadas onde dor, angústia e ansiedade se fazem presentes. Sem sombra de dúvidas os Ministros do Evangelho ao conduzirem o rebanho de Cristo desenvolvem um árduo e penoso trabalho. Se não bastasse isso, eles necessitam esmerar-se no estudo da Bíblia, dedicar-se com afinco a oração e piedade, aconselhar os tropegos, admoestar os insubmissos, além de treinar e fazer discipulos ensinando-as a guardar no coração a sã doutrina.

O pior disso tudo, é que parte da igreja não reconhece o valor do pastor. Na verdade alguns irmãos não tratam de seus pastores como deveriam. Vez por outra eu recebo emails ou ouço de algumas pessoas criticas relacionadas ao salário dos pastores. De fato, existem alguns pastores que vivem nababescamente usufruindo do dinheiro do povo de Deus, no entanto, a esmagadora maioria dos líderes cristãos lutam com dificuldade para sustentar suas famílias. Sei de incontáveis histórias de homens de Deus que trabalham duro fazendo tendas, visto que a igreja que pastoreia não valoriza o seu serviço pastoral pagando-lhe um salário digno.

Ora, assim como os membros de sua igreja o pastor precisa pagar suas dividas, saldar seus impostos, vestir seus filhos, pagar escola, comprar material escolar, e tantas outras coisas mais. No entanto, parece que parte da igreja de Cristo encontra-se anestesiada quanto as necessidades de seus líderes espirituais, mesmo porque, para alguns o pastor não deveria receber salário.

Ora, a Bíblia ensina que quem ministra do altar deve viver do altar. "Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar participam do altar? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho."

Caro leitor, a orientação do Senhor é clara em afirmar que os que anunciam o evangelho que vivam dele. Além disso, as Escrituras afirmam que os “Os anciãos que governam bem sejam tidos por dignos de duplicada honra, especialmente os que labutam na pregação e no ensino. Porque diz a Escritura: Não atarás a boca ao boi quando debulha. E: Digno é o trabalhador do seu salário” ( Timóteo 5:17-18)
Diante do exposto, acredito que a Igreja de Cristo deva tratar com amor, respeito e consideração àqueles que no Senhor os tem presidido. Lidar com desdém e desprezo o salário de homens de Deus que dedicam suas vidas a oração, ensino e pastoreio de vidas é opor-se aos ensinamentos dos apóstolos.

Pense nisso!

Renato Vargens

Partilhar

5 comentários:

  1. EM NOSSA REALIDADE PRESBITERIANA O SALARIO DO PASTOR É ASSEGURADO PELA CONSTITUIÇÃO, O QUE NOS CHATEIA É QUE MUITOS DESSES MESMOS PASTORES BENEFICIADOS POR SALARIOS EXTRAIDOS DOS DIZIMOS DOS PRESBITERIANOS SÃO INFIEIS A IGREJA QUE PROFESSARAM DEFENDER, PERGUNTE PARA SEU PASTOR SE ELE CONHECE E RESPEITA A CONFISSÃO DE FÉ E OS CATECISMOS DA IGREJA, CERTAMENTE SE FOR CRENTE E NÃO MENTIR DIRÁ NA MELHOR DAS HIPOTESES QUE SEGUE MAS COM RESSALVAS. PARA MUITOS LIDERES O LIVRO DE MALAQUIAS COMEÇA NO CAPITULO 3 E SIMPLESMENTE RASGAM OS DOIS PRIMEIROS CAPITULOS QUE TRATAM DA FIDELIDADE DOS SACERDOTES E SUAS IMPLICAÇÕES NA VIDA DA IGREJA. PAGUEMOS O SALARIO E COBREMOS COMPROMISSO !

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, existem muitas pessoas sendo dominadas pelo dinheiro, e até muitos desses são pastores.
    Pastores que deixam de pregar a verdade de Cristo para propagar a prosperidade, para estes quem não for próspero é do demo!
    Deus tenha misericórdia!

    ResponderExcluir
  3. NAUM ACHO CERTO O PASTOR GANHAR PRA PREGAR NAUM, A BIBLIA NOS DIZ: DAI DE GRAÇA O QUE DE GRAÇA RECEBESTE, E O EVANGELIO FOI NOS DADO POR JESUS CRISTO DE GRAÇA, TRALHALHE DE DIA E PREGUE O EVENGELIO A NOITE.
    SEI QUE EXISTE UMA DENOMINAÇÃO EM QUE SEUS PREGADORES NAUM GANHAM SALARIO, OPS PASTORES NAUM DEVEM TIRAR A LÃ DE SUAS OVELHAS

    ResponderExcluir
  4. Cristina... vc precisa ler mais sua bíblia... creio que tb precisa de pastor pra instruir seu pobre conhecimento. Suas poucas citações da bíblia estão fora de contexto e utilizadas por pretexto.

    ResponderExcluir

Comente isso!