quinta-feira, 10 de março de 2011

Kleber Lucas, AfroReggae e Vigário geral

Por Renato Vargens

Vamos supor que o condominio ou rua  em que voce mora estivesse com sérios problemas no abastecimento de água.  O que você faria? Se omitiria ficando quieto no seu canto esperando o tempo passar até que o poder público resolvesse a situação, ou juntamente com seus vizinhos se mobilizaria para resolver o problema? 

Pois é, não sei qual seria a sua postura, no entanto,  eu optaria por reunir-me com os meus vizinhos na expectativa  de solucionar a pendenga, visando assim o reabastecimento de água.

Caro leitor, todos nós conhecemos os graves problemas sociais que envolvem a cidade do Rio de Janeiro, dentre estes, a violência, que de forma avassaladora tem vitimado milhares de pessoas nos  ultimos 20 anos. Isto posto pergunto:  O que os evangélicos têm feito diante de um quadro tão desesperador? Ora, com excessão de alguns que bravamente tem arregaçado as mangas, ouso afirmar que praticamente nada  tem sido feito,  mesmo porque, boa parte dos evangélicos, por possuirem uma visão estereotipada do Cristianismo, recusam-se a se relacionar com a cidade.  Como bem afirmou Tim Keller,  os cristãos deveriam ser uma comunidade radicalmente comprometida com o bem da cidade como um todo. É insuficiente para os cristãos formar uma cultura que apenas ‘contradiz’ os valores da cidade. segundo ele, nós devemos então nos voltar, com todos os recursos de nossa fé e  vida, para servir sacrificialmente  toda a cidade, especialmente os mais pobres. Keller também diz que Cristãos trabalham pela paz, segurança, justiça e prosperidade de seus próximos, amando-os em palavra e em ação, quer acreditem eles nas mesmas coisas que nós, quer não. Segundo o pastor novayorkino , em Jeremias 29.7, os judeus foram chamados não só a viver na cidade, mas a amá-la e trabalhar por sua paz – seu crescimento econômico, social e espiritual. Para ele, cristãos não são somente cidadãos da cidade celestial de Deus. Mas os cidadãos da cidade de Deus devem ser os melhores possíveis cidadãos de sua cidade terrena. Eles seguem os passos dAquele que deu sua vida por seus inimigos.

Isto posto, gostaria de repercutir  a notícia de que neste último sábado o cantor e compositor Kleber Lucas juntamente com o grupo cultural Afroreggae participaram de uma atividade musical na comunidade de Vigário geral, na zona norte do Rio de janeiro, comunidade esta, ainda não pacificada pelo Governo do Estado. A boa noticia é que juntos,  evangélicos e sociedade civil se uniram para resolver o “problema de falta d`água” da comunidade em questão,  unindo forças pela paz!  

Pois é, ao contrário de alguns dos fariseus modernos, que não querem em hipótese alguma se relacionar com a cidade, acredito que um dos principais papéis da igreja é salgar esta terra concedendo-lhe sabor, além é claro, de contribuir de forma efetiva para  o bem estar daqueles que com ela se relacionam. Isto posto, afirmo que o cantor e compositor  Kleber Lucas acertou no alvo, estabelecendo com a sociedade civil parcerias que no fim de tudo visam o bem estar comum dos moradores da cidade.

Pense nisso!

Renato Vargens via Portal UMP Lagarto

Partilhar

0 comentários:

Postar um comentário

Comente isso!