domingo, 13 de fevereiro de 2011

Desafiando Anões






Esses dias tenho pesquisado músicas e histórias bíblicas para crianças. Comecei a ouvir novamente alguns louvores que quando criança me faziam colocar o disco de vinil pra tocar, deitar ao lado da grande caixa de som, fechar os olhos e ficar ali pensando nas músicas e sentindo um louvor tão bom. Posso dizer que ouvir essas canções novamente me emocionaram e me fizeram pensar sobre o porquê do louvor das crianças ser tão especial, não somente para mim, mas para Jesus.
”E disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?” Mateus 21:16
Pesquisando um pouco notei algumas características que devemos aprender com as crianças:


  • ·         Crianças são Destemidas e Confiam cegamente

“E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco.” Isaías 11:8

Para quem não sabe, a áspide é uma serpente e o basilisco, segundo o dicionário, é um lagarto fabuloso, cujo olhar era mortífero. Apesar deste trecho de Isaías ser uma profecia, podemos por analogia tirar algumas lições daqui. Muitos pais com certeza já devem ter feito uma certa brincadeira com seu filho de colocar a criança em cima de uma mesa e pedir que ela pule. A criança então literalmente se joga para os braços do pai. Essa é uma característica importante que devemos aprender com as crianças: CONFIANÇA! Deus sabe tudo quanto é melhor para nós, ainda que não tenhamos a visão do seu propósito. Devemos confiar em todas as Suas palavras pois Ele não nos deixará “cair da mesa”. Precisamos ter essa certeza em nosso coração para deixarmos que Ele nos guie.
Crianças também são DESTEMIDAS! Neste ponto quero explicar melhor o que isso quer dizer. Falar que as crianças são destemidas não significa que elas não têm temor. É perceptível que desde pequenas elas de certa forma “sabem” quando fazem algo de errado a notar pela reação quando é descoberto pelos pais. No entanto elas não se amedrontam em situações possivelmente perigosas. Às vezes é possível ver algumas brincando com certos cães, bem maiores que elas, sem ter medo. Em certos momentos na vida, ouvimos a voz de Deus nos mandando algo a fazer, mas ficamos com medo do que nos aguarda ou do que pode acontecer. É preciso saber que, seja qual for a missão que Deus te deu, Ele não te deixa só, mas caminha contigo. Não tenha medo, confie, vá em frente, escute-o dizer: Eu estarei contigo.


  • ·         São Humildes

“Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus” Mateus 18:4

Lembro de certa vez estar assistindo televisão. Era um programa matinal infantil onde havia brincadeiras das quais crianças de todo o Brasil ligavam para participar. A criança vencedora tinha a chance de ganhar um dos brinquedos que ficavam escritos em uma roleta. Uma criança, então, foi escolher na roleta qual brinquedo ela queria ganhar. Havia vários prêmios caros como vídeo-game, computador, entre outras coisas. No entanto, mesmo após a insistente informação do apresentador de que havia, na roleta, prêmios mais caros, o menino simplesmente responde: Eu quero o jogo da vida! Pra quem não sabe este é apenas um jogo de tabuleiro.
Como é maravilhoso ver nas crianças essa simplicidade tão apreciada por Jesus. Aliás, o próprio Jesus, o Rei dos Reis, teve por berço uma manjedoura. Existem diversas palavras que se compreendem por humildade, dentre elas a simplicidade, desapego as coisas materiais, sentimento de inferioridade. As crianças têm essa forma simples de viver sem apego material, sem orgulho. Normalmente por serem pequenas também se sentem inferiores. Como exemplo desta simplicidade, se dermos dinheiro a uma criança pequena é bem provável que ela coloque na boca ou jogue fora. Pra ela aquilo não tem valor algum, pois ela não faz distinção entre as coisas pelo seu valor comercial. Assim como elas, precisamos aprender que o bem material não deve ser o nosso tesouro e que acumular bens aqui na Terra é apenas vaidade. Na Bíblia, são inúmeros os casos onde Deus mostrou que abomina o orgulho e tantos foram os casos de pessoas e povos que se deram mal por causa disso. O orgulho, ou soberba, surge no nosso coração, a partir do momento que nos achamos capazes, melhores do que outras pessoas, auto-suficientes. A criança vive num processo de conhecimento do mundo, descobrindo as coisas e são inteiramente dependentes de outras pessoas, como os pais. Isso faz com que a criança desconheça o orgulho enquanto vive esse processo de aprendizado e descobertas. Da mesma forma devemos estar buscando a Deus, buscando conhecê-lo num processo contínuo, sentindo a todo momento o quanto somos dependentes para que não caiamos na infelicidade de achar que em nós há poder e que assim tudo podemos fazer através de nossas próprias forças. O sentimento de inferioridade também é algo existente nas crianças com as quais devemos tirar outra lição. Lembro que quando eu era criança tinha medo dos meninos do colégio das turmas mais avançadas. Não era algo como nos filmes norte-americanos, mas ainda assim, quando tiravam alguma brincadeira eu não conseguia falar, por causa da minha inferioridade. Criança normalmente é assim. Existem exceções, é claro, mas esse sentimento é bem comum entre as crianças. Muitas vezes isso ocorre devido ao tamanho, por conta de serem de pequena estatura, mas é quanto a essa percepção de inferioridade que devemos também aprender. Devemos reconhecer o quão pequenos somos diante de Deus, e saber que, quanto a nós humanos, perante Ele, o menor é o maior. Ele mesmo nos fala:

“E disse-lhes: Qualquer que receber este menino em meu nome, recebe-me a mim; e qualquer que me receber a mim, recebe o que me enviou; porque aquele que entre vós todos for o menor, esse mesmo é grande.” Lucas 9:48

“Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.” Lucas 22:26


  • ·         A Disciplina os faz crescer em sabedoria

“A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe.” Provérbios 29:15

Na criação de uma criança há momentos em que é necessário aplicar medidas corretivas para que ela não ande guiada pela própria natureza humana. A Bíblia nos ensina que a vara é um método que deve sim ser aplicado quando necessário, e ao contrário do que muitos psicólogos hoje em dia dizem, a vara não fará da criança uma pessoa traumatizada.

“Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá.” Provérbios 23:13

Segundo o dicionário, fustigar significa bater com vara flexível, com chibata, junco, castigar. Essas palavras escritas em provérbios foram dadas por Deus a Salomão, o homem cuja sabedoria nunca houve maior nem nunca haverá. Note que nos textos mostrados não fala em espancamento ou brutalidade, mas mostra que quando usada com sabedoria, na medida certa e no momento certo, em amor, gera sabedoria! Observe os trechos abaixo:

“O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga.” Provérbios 13:24

“Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.” Provérbios 3:12

Da mesma forma existem ocasiões em que passamos por situações onde Deus está nos moldando e não compreendemos muito bem. Ficamos com raiva ou nos perguntando por quê. Devemos saber que às vezes também precisamos de correção, precisamos de uma “chicoteada” para continuarmos seguindo em frente, no caminho que nos está proposto. Assim, guardemos o provérbio abaixo:

“Filho meu, não rejeites a correção do SENHOR, nem te enojes da sua repreensão.” Provérbios 3:11


  • ·         Não são Maliciosos

  “Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.” 1 Coríntios 14:20

Essa é uma das características mais reconhecidas das crianças, porém não se tem atentado para ela ultimamente. O mundo de hoje joga nas crianças uma imensidão de coisas maliciosas desde o momento em que elas nascem. Com sua inocência, muitas vezes elas apenas repetem o que escutam sem entender o significado. O mundo tenta, seja indiretamente ou diretamente, passar a malícia para as crianças, o que faz cada vez elas perderem essa característica mais cedo. No entanto, dentro da naturalidade, as crianças se divertem, brincam e conversam sem segundas intenções, sem trocadilhos maliciosos, sem palavras perniciosas. Elas são a prova pura de que é possível sorrir sem ser apelativo. Em um dos programas de Sílvio Santos, ele conversa com uma menina perguntando a ela sobre a música “a pipa do vovô não sobe mais”. O diálogo foi mais ou menos o seguinte:

- Você gostou da minha piada? (pergunta Sílvio Santos)
- Gostei. (responde a menina)
- Por que não tem uma música que fala “a pipa do vovô não sobe mais”? Mas você acha que essa música foi feita por causa da minha pipa mesmo? (S.S.)
- Não. (menina)
- Então por que ela foi feita? (S.S.)
- Ah, porque é música mesmo né? (menina)
- Mas por que que fala que a pipa do vovô não sobe mais? (S.S.)
- Porque é idoso? (menina)
- Deixe eu entender....porque é idoso? (S.S.)
- É. (menina)
- Quer dizer, pipa de idoso não sobe? (S.S.)
- É. Ah, porque às vezes ele num sabe soltar? (menina)
- O idoso não sabe soltar pipa? E a pipa do Igor, sobe? (S.S.)
- Sobe. (menina)
- Sobe aonde? (S.S.)
- No céu. (menina)

As crianças possuem algo que a natureza do homem corrompe com o tempo. Nós temos muito o que aprender com elas e apesar de não podermos mais, nesta vida, voltar à essa “inocência”, podemos suprimir coisas como essas ditas por Sílvio Santos  de nosso coração. Devemos praticar a conversa sadia, a brincadeira sadia, crescendo em santidade e aprendendo estas lições com os pequeninos. Mesmo diante de todo o mal que há no homem, Deus nos mostra em Sua palavra que é possível guardar puro o nosso caminho. Atente para estas palavras e acolha-as no seu coração:

“De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.” Salmos 119:9

“Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” Salmos 119:11




  • ·         Somos Herdeiros do Reino de Deus

“Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus.” Lucas 18:16

Aqui, quero explicar melhor o que significa esse trecho que normalmente é mal interpretado. Durante todo este texto estou falando sobre características das crianças e de como essas características têm coisas a nos ensinar. No entanto este tópico não é sobre elas, mas sobre nós. Quando Jesus fala que das crianças é o reino de Deus não significa que todas as crianças vão para o céu, ou que devemos ser puros e inocentes como elas para herdar o reino de Deus. Devemos entender que nunca será por méritos essa nossa herança, mas simplesmente pela graça, simplesmente porque Deus nos amou. Observe o trecho abaixo:

“Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele.” Marcos 10:15

O quê, então, esses trechos querem dizer? A resposta é bem simples: Jesus quis nos mostrar que devemos receber o evangelho de braços abertos, com total confiança e humildade, assim como uma criança, receptiva no aprendizado, e com isso, ou seja, através de Cristo, seremos herdeiros do Seu reino.
Como conclusão, quero deixar a seguinte questão: As crianças já deram a sua lição e te desafiam. Você é capaz de dar a Deus um louvor melhor?

André Oliveira [Igreja Presb. Jardim das Oliveiras]

Partilhar

0 comentários:

Postar um comentário

Comente isso!