sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A violência no Rio de Janeiro

Por Renato Vargens 
Os acontecimentos dos últimos dias no Rio de Janeiro, onde bandidos fortemente armados incendiaram aproximadamente 100 veículos, além de promoverem pânico em diversas áreas da região metropolitana do Rio de Janeiro  são o  claro desdobramento de uma das mais bem-sucedidas políticas de segurança pública já adotadas no País - a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) em 12 morros e favelas que estavam sob controle do narcotráfico.

Pois é, ao estabelecer as UPPs, o governo estadual não se limitou somente a promover operações policiais em zonas de conflitos, onde por décadas o poder público esteve ausente. Na verdade,  o que o Estado fez  foi por em prática o que era recomendado pelos especialistas em segurança pública,  instalando postos de saúde e escolas nesses locais, além de contingentes policiais permanentes articulados com líderes comunitários. Desse modo, toda vez que uma nova UPP era instalada, o crime organizado perdia o controle sobre uma "área liberada".

Desde que essa política foi adotada, há dois anos, o crime organizado vem sendo expulso de morros e favelas que antes controlava pela intimidação e pela violência. A violência dos últimos dias - com um saldo de mais de 50 mortos - foi mais uma tentativa de represália dos bandidos.

Caro leitor, a estratégia da bandidagem não é nova. Sempre que se sentiram acuadas pelas autoridades de segurança pública, os marginais afrontaram o poder do Estado  através de ataques orquestrados, com  vistas a aterrorizar a população. 

Caro leitor, Sem sombra de dúvidas o momento é nevralgico e absolutamente inquietante.  
Isto posto, gostaria de convocar a Igreja de Jesus a clamar ao Senhor rogando que definitivamente  liberte a cidade do Rio de Janeiro do caos institucionalizado pelos bandidos!

Que Deus tenha misericórdia desta cidade que outrora já foi maravilhosa!

Renato Vargens via Portal UMP Lagarto

Partilhar

0 comentários:

Postar um comentário

Comente isso!