quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Concordância entre substantivo e adjetivo

Dúvida: Olá gostaria de esclarecer uma dúvida. Qual a concordância correta da frase: Escolha a cor cinza clara ou Escolha a cor cinza claro? (Eliana, por e-mail)

Resposta: Quando diante de um substantivo surgir qualidade dupla, ou seja, quando o substantivo possuir duas qualidades ao mesmo tempo (p. ex.: crise econômica e financeira), ou quando a qualidade do substantivo for modificada por outro adjetivo (p. ex.: camisa amarela – o adjetivo "amarelo" pode ser modificado por outro adjetivo: "claro" ou "escuro") ocorrerá a formação de um adjetivo composto.

Os adjetivos compostos, salvo algumas exceções (como "ultravioleta", "infravermelho" e "socioeconômico"),são ligados por hífen (azul-escuro, verde-claro) e concordam com o substantivo a que se referem em gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural). Só que a concordância não é total; somente o último elemento do adjetivo composto concorda com o substantivo, os outros ficam na forma masculina, singular (p. ex.: crise econômico-financeira; camisa amarelo-escura; ternos azul-claros).

Se o adjetivo - seja simples (formado por apenas um radical) ou composto (formado por dois ou mais radicais) - for representado por uma palavra que originalmente funcione como substantivo (p. ex.: "palha, musgo, ouro, pérola, cinza, rosa..."), ficará totalmente invariável: se for simples, a palavra não se modificará (camisas rosa; ternos cinza; calças musgo; paredes salmão); se for composto, o "substantivo adjetivado" ficará invariável, e o outro adjetivo, na forma masculina, singular (p. ex.: camisas rosa-claro; ternos verde-mar; calças amarelo-ouro). A frase apresentada, então, deve ser assim estruturada:Escolha a cor cinza-claro.

Há adjetivos compostos invariáveis; é o caso de "azul-marinho, azul-celeste, ultravioleta" e qualquer adjetivo iniciado por "cor-de-...": Camisas azul-marinho; calças azul-celeste; raios ultravioleta; chapéus cor-de-palha.

Há adjetivos que variam nos dois elementos; é o caso de "pele-vermelha" e "surdo-mudo": Índios peles-vermelhas; crianças surdas-mudas.

Agora é a sua vez. Teste seus conhecimentos em exercícios sobre o assunto.

Até mais ver.

Dilson Catarino - dilster@uol.com.br

Fonte: Folha Online/Uol dvd
dvdspt09

Partilhar

0 comentários:

Postar um comentário

Comente isso!